Meios

Meios de comunicação

“Se dessa maneira contas o teu conto, Sancho – Diz Don Quixote -, repetindo duas vezes o que dizes, não acabarás em dois dias: di-lo de seguida e conta-o como homem de entendimento, e se não, não digas nada.” – Miguel Cervantes –“Don Quixote de La Mancha.

A cognição ou processamento de informação é hoje trabalhada a nível interdisciplinar envolvendo não só a filosofia como a psicologia, neurociências, linguística, antropologia, sociologia, inteligência artificial, educação, etc., e logo arrasta consigo interrogações para as quais procuramos resposta.

Os canais de comunicação são cada vez mais variados e quase feitos por medida para os utilizadores. Já não importa só a distinção entre comunicação verbal e não verbal, embora seja ainda um refúgio para tentar explicar algumas anomalias ou desvios processuais na comunicação entre os indivíduos.

Cogito!

A Web 2.0 veio trazer fluxos de informação quase ininterruptos e em tempo real que deixam o nosso poder de decisão ou escolha muito frágeis. Está na altura de desenvolver novas competências para poder administrar a informação e a transformar em conhecimento.

Os nossos quadros de referência já se assemelham a velharias sem os atributos de antiguidades. A informação não encontra em nós, terreno onde possa florescer, porque não mondamos, não adubamos nem podamos os nossos campos de recepção. Os nossos neurónios estão preguiçosos.

As dificuldades introduzidas pela forma como a informação é veiculada só serão atenuadas com a chamada Web 3.0 onde a semântica poderá dar resposta ao significado exigido no que recebemos.

Entretanto, quando abordamos comunicação não presencial, à escrita ou à voz podemos sempre adicionar a imagem, não conseguindo no entanto o impacto sempre real de uma presença física e de uma observação global.

Duvido, logo penso, logo existo – Dubito, ergo cogito, ergo sum (Descartes) – e nada do que é humano me é indiferente.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: