Transferência e confiança

Somos únicos no conhecimento

O conhecimento é considerado como uma fonte primária de criação de valor numa organização.

A maioria das vezes o conhecimento é distribuído de forma assimétrica nas organizações.

Naquilo a que já chamamos de cadeia de raciocínio, o conhecimento ao ser distribuído, tem de ser integrado num processo de transferência e armazenamento em repositórios de conhecimento para uso futuro.

A Web veio trazer consigo um desafio de organização para a transferência de conhecimento, face à interacção social que produz.

Hoje é fácil verificar que à medida que aumentam as fontes de informação, aumento as ferramentas de gestão dessa informação, de modo a possibilitar a construção de conhecimento. Caminhamos no sentido da complexidade, sem projectos de limpeza do lixo, como acontece com o Twitter, quando devíamos querer chegar à simplicidade.

Confiança

È certo que estamos mais próximos das fontes, as fronteiras não existem, excepto quando questões de governos se intrometem.

A inovação, que procura, também, acrescentar valor debate-se com problema ao tentar gerir o conhecimento.

A integração do conhecimento é o processo mais importante na gestão do conhecimento para o aumento da capacidade de investigação em matéria de inovação. Criar implica também uma base sustentada de conhecimento.

O processo mais difícil na gestão do conhecimento é a transferência e integração do conhecimento individual numa organização.

Mas acima de tudo o grande problema, são as duas perspectivas da confiança. Confiança no valor da informação e confiança na propriedade intelectual.

As redes sociais permitem uma troca valiosa, de informações e pontos de vista sobre metodologias, e até de comunicação de resultados.

A acrescentar a toda esta informação residente no computador ou num qualquer servidor estacionado num país que desconhecemos, temos os nossos livros, fotos e discos, bem como memórias não catalogadas.

O nosso conhecimento pessoal, inclui a aprendizagem formal e informal. Esta última ainda chamada de, não formal, para diferenciar a validade da aprendizagem. Todas elas são importantes para a nossa vida social e profissional.

O nosso conhecimento pessoal é único. Ninguém mais tem a mesma mistura de informação e experiência e saber fazer que nós temos.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: