Tempo, Inspiração e criatividade

 

Não há tempo para ideias novas!

Alguma coisa me diz que, não ter tempo é não ter a noção das coisas que temos para fazer. Talvez um pouco mais dramático, não ter tempo é não ter consciência de quanto tempo o tempo tem!

Apesar deste aparente desespero, perder a noção do tempo é uma das mais claras características de fluxo criativo.

E ser criativo não resulta apenas de momentos de serependidade, onde, quase como que olhando para as estrelas, surge uma ideia. Para obter as melhores ideias é preciso alinhar as componentes do meio ambiente que nos cerca. Á criatividade precisa de ambientes favoráveis à inspiração.

Sempre que me deparo com um problema eu apelo à minha criatividade e à dos outros para encontrar uma solução. Aquela intuição súbita, que é uma actividade especial, de uma forma geral ocupa-nos pouco tempo. Ser criativo é tão bom e tão útil que merece mais espaço na nossa agenda.

 

Nós temos consciência que sem ambição não começamos nada e sem trabalho, não colhemos frutos.

Por esta razão há que pôr mãos à obra e cabeça com tempo disponível para facilitar a inspiração. A criatividade funciona muitas vezes com constrangimentos mas nem sempre de tempo.

Passo 1 – Definimos o problema de forma clara e verificamos os constrangimentos. Não nos deixamos guiar por pensamentos negativos.

Passo 2 – Escolhemos uma lugar ou ambiente que nos parece acolhedor, por exemplo a natureza. A Natureza induz-nos, à observação e à contemplação, e o tempo flui sem darmos por isso.

Muitas ideias vêm e vão. Pego no lápis e escrevo. Não importa se são boas ou más, não é a altura para avaliar. Muitas vezes na recolha das anotações encontramos utilidade nas velhas ideias.

Eu pude observar formas, movimentos e cores. Ouvir ruídos e melodias ou sentir aromas e tocar com vários graus de sensibilidade.

Eu senti!

Não ficou apenas a satisfação de uma gestão equilibrada de tempo, ficaram impressões que mudaram a forma como irei percepcionar, no fundo criei um novo quadro de referência, para incorporar a futura informação.

Acima de tudo criei um espaço temporal, isto é, uma disponibilidade para a criatividade. O exercício regular deste tipo de experiências refina a nossa capacidade criativa

Observar e escalpelizar um sistema complexo como o nosso, eu, o meio ambiente e as interacções, permite-nos, através da criatividade, encarar os problemas de forma equilibrada.

A inspiração não é só necessária para escrever um livro, realizar um filme ou pintar um quadro, ela é necessária todos os dias, até para sonhar.

Quando desejamos a vitória, o prémio, o gosto do sucesso não nos é enviado, tem de ser ganho!

Está inspirado? Conte!

Uma resposta

  1. Ora aí está uma excelente inspiração para nos inspirarmos neste fim de semana alongado.

    E não digam que não têm tempo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: