Má intuição na tomada de decisão

Maus sentimentos má decisão!

A pessoa, que é capaz de analisar com precisão os seus sentimentos tem melhor desempenho na tomada de decisão, independentemente das emoções que vivenciam no memento. Isso ocorre porque, as pessoas parecem ser mais capazes de evitar que, esses sentimentos tenham um impacto directo na sua estratégia de tomada de decisão, assumir ou não assumir um risco.

Assim que uma pessoa tem consciência das suas emoções, passa a corrigir muitos vícios emocionais.

Ao pensarmos sobre os efeitos negativos das emoções no local de trabalho, imaginamos que as pessoas perdem todos os efeitos positivos dos sentimentos, incluindo a eficácia na decisão, o compromisso e a criatividade. Em vez de rejeitarmos ou restringirmos as emoções, devemos encontrar de usar os efeitos positivos da emoção em nós próprios e em toda a organização.

A tomada de decisão é sempre, um passo na consolidação do conhecimento, a caminho da sabedoria.

Há várias boas razões para utilizarmos os sentimentos ao tomar decisões, uma delas é que a nossa vida não é estruturada como era, e é muito mais dinâmica. Por outro lado somos confrontados com muito mais situações que não são padronizadas ou são inesperadas.

Nestes casos é bom ter a intuição por perto. A solução só nos chega através da nossa mente subconsciente, e não através de uma cadeia longa de derivações lógicas ou do resultado de um computador a partir de uma complexa simulação.

Como é que a emoção trabalha?

A nossa mente subconsciente, encontra as ligações entre a sua nova situação e os vários padrões de experiências passadas. Se calhar, não nos lembramos da maior parte dessas experiências e teria sido extremamente difícil tê-las registado para uso posterior, no entanto, o nosso subconsciente lembra-se dos ensinamentos de padrões e pode rapidamente contextualizar as novas circunstâncias padrões e enviar uma mensagem de sabedoria, na língua dos sentimentos.

 

Quando é bom ter a intuição por perto?

Em situações de tomada de decisão onde uma abordagem racional não é possível por questões de rapidez. Onde o relógio manda!

  1. Em situações de mudança constante das variáveis em jogo.
  2. Quando o problema está mal estruturado.
  3. Quando temos de lidar com situações ambíguas, incompletas ou conflituosas.
  4. Em situações em que não á nada comparável, isto é, totalmente novas.

O que é que nós usamos?

O modo intuitivo de pensar é um processo é dominado por nossa mente subconsciente, mesmo usando a mente consciente para formular ou racionalizar os resultados finais.

A informação é processada em paralelo e não sequencialmente.

Estamos mais ligados ligado com as nossas emoções.

Alternativas

A principal alternativa para a abordagem baseada em intuição é o pensamento racional. O processo de tomada de decisão racional baseia-se principalmente na lógica e na análise quantitativa. Conscientemente analisamos todas as opções e formulamos os principais critérios para avaliar os resultados esperados.

Com base nos resultados esperados e nos seus pesos relativos, avaliamos as nossas opções face à utilidade que percebemos. Finalmente, escolhemos a opção que tem a classificação mais alta.

Análise racional ainda desempenha papel crucial em muitas situações, especialmente quando temos critérios claros e temos de lidar com extensos dados quantitativos, como acontece com as finanças.

 

Lembre-se que, até a intuição pode ser enganado se muitos de seus factos estão errados ou ausentes. Seja leal e justo consigo próprio!

 

Vá lá! Tome consciência dos seus sentimentos e seja feliz! Depois, escreva!

Uma resposta

  1. […] Muitos gestores repousam sobre a sua habilidade intuitiva para tomar as decisões certas, mas não se sentem confortáveis com isso (ver: Má intuição na tomada de decisão!). […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: